terça-feira, 19 de maio de 2009

A Procura de um Equilíbrio

O que a ciência e a tecnologia vem fazendo pela beleza? Muita coisa. Os avanços da medicina estética e da cosmetologia são rápidos e surpreendentes, tornando possível a transformação radical de uma pele, pois a beleza pode e deve ser realçada, cultivada e trabalhada a cada dia.
Saúde e beleza não podem e não devem estar separadas, já que são dois aspectos complementares. Podemos afirmar, com certeza, que a beleza não caminha sozinha, ela está sempre aliada à saúde e ao equilíbrio emocional.
Para começar, aí vão algumas recomendações básicas de saúde e beleza:
. Dormir bem _ as células se renovam enquanto dormimos, o que quer dizer que fechar os olhos e se desligar do mundo é fundamental para a saúde e para a beleza da pele.
. Alimentar-se com qualidade _ nossa pele reflete a qualidade dos alimentos que estamos habituados a ingerir. É fundamental comer frutas, cereais, verduras, legumes, fibras e proteínas diariamente. Devemos também, incluir alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, vegetais de folhas amarelas e verdes, laticínios, vitamina E, disponível em alimentos como o germe de trigo, espinafre, brócolis e soja.
. Praticar exercícios _ o exercício físico aumenta a oxigenação do sangue e, consequentemente, a nutrição das células, melhoram a qualidade da pele. Mas não exagere, porque pode apressar o envelhecimento do organismo, o que acaba se refletindo no estado geral da pele.
. Relaxar sempre_ um dos efeitos do estresse é a liberação acentuada de hormônios (como a adrenalina) que, em excesso, minam o sistema imunológico e potencializam a produção dos radicais livres (moléculas instáveis e reativas produzidas nas reações químicas normais do corpo e que podem atacar as estruturas celulares, alterando potencialmente a elasticidade e firmeza da pele). Eles oxidam as células, acelerando o envelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário