quarta-feira, 24 de março de 2010

Beliscões contra o Estresse

Em muita gente, o estresse se acumula na região entre os olhos, e com o tempo aparecem linhas verticais marcando a área. Sempre que voce sentir que está franzindo a testa num momento de concentração ou estresse, pare um instante e use o seu polegar e o indicador dobrado para aplicar pequenos beliscões desde a área sobre o nariz até as laterais da testa, acompanhando o contorno das sobrancelhas.

Desperte seu Rosto

É comum o rosto amanhecer pálido e inchado. Isso acontece em decorrência da redução natural do metabolismo no período da noite. Ao aplicar o hidratante, aproveite para massagear suavemente os músculos da região, despertando o sistema linfático e estimulando a circulação.

Melhor Viver de Pé do que Morrer Sentado


O corpo humano é como o seu computador. Ligue-o e ele zune de energia, iniciando aplicativos, escaneando arquivos e basicamente se colocando em ação. Desde que voce esteja ativamente dedilhando as teclas e clicando o mouse, a máquina continua ativa. Mas o que acontece se voce a deixar ociosa por um bom tempo? Ela adormece, certo? O monitor se apaga e a máquina fica mais lenta para conservar energia preciosa.
O seu corpo faz exatamente a mesma coisa. Esse modo de conservação humana era uma coisa boa quando passávamos a maior parte do tempo de pé e a comida era escassa. Agora que vivemos num estado de quase hibernação, ela está nos matando.
A primeira evidência documentada da doença da cadeira apareceu na literatura há mais de 50 anos quando cientistas britânicos investigaram os índices de doenças cardíacas em 31 mil funcionários do trânsito do sexo masculino. O resultado surpreendeu até os cientistas. Os motoristas sentados tinham um índice três vezes superior de oclusão coronária (o bloqueio da árteria coronária que pode levar a um ataque cardíaco) e mais do que o dobro do índice de morte após um evento cardiovascular, como um ataque cardíaco, do que os condutores que trabalhavam de pé. Conclusão: o trabalho fisicamente ativo protegia contra doenças cardíacas.
Agora, mais de 50 anos depois, a comunidade científica está finalmente começan do a compreender porque ficar sentado é tão ruim para voce.
Existe todo um campo de estudos científicos concentrado não na atividade, mas na inatividade, a ciência do sentar prolongado e suas consequências metabólicas. Na verdade, voce tem células NEAT no seu corpo que não precisam realmente reagir a exercícios vigorosos como a corrida e a aeróbica, mas pelo contrário respondem apenas às delicadas contrações musculares de NEAT _ os movimentos simples de viver. Quando essas células são negligenciadas, mesmo que por breves períodos de tempo, as muitas encarnações da doença da cadeira podem se seguir. Inversamente, quando voce sacode o mouse e se levanta da cadeira, aquelas células entram em ação e o colocam no caminho da saúde ótima... e da felicidade. Uma série de estudos provam que NEAT é a chave para uma vida mais longa, mais saudável e mais feliz.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Fatos e Ficção

Existem muitos mitos em torno dos fatores que provocam a acne. Pele oleosa e alimentos como chocolate e frango frito encabeçam a lista. A origem da acne é mais complicada do que isso e, muitas pessoas com pele oleosa e péssima alimentação não tem acne.

A culpa não é necessariamente do jantar da noite passada nem do nível de produção de óleo da pele. Na raiz de praticamente todos os casos de acne estão estresse e inflamação; é simples assim.

Voce já deve estar ciente de que o estresse ativa os caminhos inflamatórios que provocam as lesões da acne. Fatores genéticos, menstruação, o uso de um medicamento novo ou de um cosmético que cause irritação também podem contribuir para a acne, mas o fator de maior peso é, sem dúvida, o estresse. Esteja voce estressada ou não, as espinhas surgem quando os poros ficam obstruídos por células que não foram eliminadas quando deveriam.

O que acontece é que as células mortas da superfície da pele tornam-se viscosas, revestindo o folículo e obstruindo-o. Por baixo, fica o sebo, onde a bactéria "P. acnes" aflora em busca de uma refeição gordurosa, criando ainda mais inflamação. Ao mesmo tempo, as células do sistema imunológico entram em ação para tentar resolver a confusão que foi armada.

Muitas vezes, colocamos a culpa das espinhas em alimentos como chocolate, refrigerante, pizza, batata frita _ qualquer coisa que pareça fazer mal ou que seja proibida, mas praticamente não existem indícios da associação entre esses alimentos (ou de qualquer outro) e espinhas.

Enquanto não forem realizadas mais pesquisas que comprovem as teorias atuais sobre a ligação entre alimentação e acne, ficamos esperando respostas...

Além disso, uma espinha leva tempo para se desenvolver; não surge da noite para o dia, por isso, o que voce comeu ontem é irrelevante. Lembre-se de que é tentador culpar a comida porque as espinhas nos fazem sentir a perda de controle sobre a pele. Se colocarmos a culpa no chocolate, nos sentimos capazes de recuperar o controle parando de comê-lo. Se voce jura que determinado alimento é o culpado e se sente mais segura evitando sua ingestão (e, assim, reduzir seu estresse) vá em frente.

O sol é decepcionante. Uma hora na praia hoje pode secar um pouco sua acne, fazendo sua aparência melhorar amanhã, mas daqui a alguns dias, a situação provavelmente irá piorar: mais espinhas. Inflamação e vermelhidão. A pele reage à radiação ultravioleta tornando-se inflamada; reage ao estresse desses raios danosos com o próprio sistema de reação ao estresse que, como vimos, pode desencadear a acne e outros problemas de pele perturbadores. Talvez os resultados surjam apenas depois de vários dias de exposição ao sol, e essa reação tardia possa fazê-la se esquecer de que foi ele que causou tudo isso. Assim, poupe sua pele dos danos provocados pelo sol.





sábado, 20 de março de 2010

Durma para Chegar ao Topo

Negrito

Com todo o respeito à sua cadeira reclinável ou ao seu armário antigo favorito, há algum móvel melhor do que sua cama? Seus filhos pulam nela? Seu cachorro se esconde debaixo dela. Voce provavelmente começou sua família nela. E é bem provável que esteja lendo estas palavras nela.
De certo modo, sua cama é um dos poucos santuários da vida. É um lugar para o qual voce pode se retirar com seus pensamentos, onde pode ficar nua com o amor de sua vida, ser entretida e inspirada por um sonho que inclui dentista, um tornado e um unicórnio de três pernas que fala croata.
Então, porque há tão pouco respeito por esse santuário da solidão?
Não é que não adoremos dormir. Na verdade, apesar de algumas diferenças importantes, o sono é de muitos modos como outra atividade popular realizada no quarto: todos nós queremos mais dele. Mal podemos esperar para que comece e detestamos vê-lo terminar. E não gostamos nem um pouco de ser interrompidos no meio dele.
Mas a verdade é que a maioria de nós não dorme o suficiente, e isso tem um papel importante em nosso envelhecimento. As pessoas que dormem menos de seis horas por noite apresentam um risco 50% maior de infecções virais e correm um risco maior de doença cardíaca e AVC.
Além disso, a privação de sono está associada a declínio mental e comida em excesso (o que leva a mais problemas relacionados com o envelhecimento). Pior ainda: não nos importamos muito com o fato de não dormirmos o suficiente, embora essa seja uma das coisas que mais fazem com que nos sintamos velhas. A maioria de nós acha que a privação de sono seja por uma noite, uma semana ou por toda a vida não é muito importante.
Seguimos nossos caminhos, TRATANDO DE NOSSAS VIDAS E RESPONSABILIDADES DIÁRIAS nos sentindo CANSADAS, DERROTADAS, SEM ENERGIA, cheias de cafeína e querendo dar marteladas no despertador às 6:00h, todas as manhãs.
Poucos de nós se preocupam com a privação do sono.
Não dormir não só pode deixar voce mais agitada do que uma máquina de lavar desequilibrada.

sexta-feira, 19 de março de 2010

A vez do Espumante



Pesquisadores revelam os benefícios do champanhe para as artérias. Nem só de vinho vivem as artérias. Testes com a bebida fabricada na região de Champagne, na França, apontam que doses diárias ajudam a proteger o coração.
O efeito positivo se deve à presença de antioxidantes responsáveis pelo combate aos radicais livres, aquelas moléculas que provocam o envelhecimento das células. Assim, reduz a pressão arterial e, consequentemente, a incidência de doenças provocadas por placas na circulação.

Chá e Café equilibram o Açúcar



Revisão de estudos comprova que substâncias encontradas na bebida diminuem o risco de diabete tipo 2.
Se voce logo pensou nos benefícios da cafeína, esqueça. As substâncias por trás desse efeito são os antioxidantes que reduzem a absorção de glicose. A revisão, capitaneada pela Universidade de Sydney, na Austrália, mostra que os chás e o café descafeinado também ajudam a prevenir a doença, provocada pelo excesso de acúcar na circulação _ aliás, a ausência de cafeína seria até mais eficiente. Mas é importante ressaltar que o consumo dessas bebidas, por si só, não é capaz de evitar o desenvolvimento do diabete.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ser Feliz ou Ter Razão?


Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais... e ela diz: Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite.
Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Outro pensamento parecido, diz o seguinte: Nunca se justifique.
Eu já decidi... Quero ser feliz e voce?

Make quase nada

Nude é o make que parece que voce está sem maquiagem. E o que parece tão simples, pode ser uma armadilha, pois, se errar a mão, a maquiagem pode chamar mais atenção do que deveria.
O make up artist Wilson Eliodório, em parceria com a Mary Kay explica que o segredo desse look está na preparação da pele.
Como no look nude a pele é o destaque, brincamos com dois tons de base para fazer um jogo de sombra e luz e construir a pele. O tom mais claro serve como iluminador e o mais escuro define a lateral e as maças do rosto.
Para uniformizar a cútis, use o mesmo pincel para as duas cores de base, assim nenhum dos tons fica muito marcado.
Aplique também iluminador em áreas de sombra, como canto interno dos olhos.
Por fim, aplique uma camada de base mineral em um tom mais claro para que o make tenha um tom opaco, mas com efeito iluminado. Nos olhos, voce pode optar por tons terrosos.

terça-feira, 9 de março de 2010

De cara lisa


Rugas e marcas de expressão: não dá para fugir delas sempre, isso a gente já sabe. Mas é possível manter a saúde da pele e aquela aparência gostosa por muito tempo. Não tem jeito: conforme o tempo vai passando, aquela pele lisinha e cheia de vida começa a dar lugar a outra um pouco menos, digamos, viçosa. Tudo bem, nós sabemos que é impossível chegar aos 50 com rostinho de 20. Pelo menos, temos ao nosso lado uma poderosa aliada: a indústria de cosméticos que, ano após ano, despeja no mercado uma tonelada de produtos que prometem nos deixar ainda mais bonitas.
Os cremes de tratamento anti-age ou anti-idade, por exemplo, são uma verdadeira coqueluche. Eles prometem combater o envelhecimento e até adiar a necessidade de uma futura cirurgia plástica. Mas será que eles realmente funcionam?
Não há dúvida sobre o efeito dos cosméticos sobre a pele. Muitas pesquisas são feitas ao desenvolvimento desses produtos. Alguns tem substâncias antioxidantes, que impedem a formação de radicias livres, outros prometem a hidratação e outros ainda estimulam a produção de colágeno e a renovação celular.
Fatores externos também contribuem para essa equação do envelhecimento. O sol, nesse caso, é nosso maior inimigo. A exposição solar é a responsável pelo aparecimento daquelas manchinhas amarronzadas. Os resultados negativos da exposição ao sol aparecem ao longo de muitos anos, por isso, o uso de protetor solar é fundamental.
As expressões faciais também figuram na lista dos inimigos. Ao contrairmos um músculo da face, a pele que o recobre é repuxada. Quando o músculo relaxa, ela volta ao normal. Com a perda da elasticidade, no entanto, a pele vai, mas não volta com tanta rapidez, formando as famosas marcas de expressão.
Os cuidados com a pele devem existir desde cedo. O protetor solar deve fazer parte de nossas vidas diariamente, faça chuva ou faça sol. Limpeza e hidratação também são cuidados básicos que devem ser repetidos todos os dias. O zelo com a pele, portanto, deve começar o quanto antes, aliado a hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos, sono regular, atividade física e cuidados com o excesso de fumo e álcool.
A preocupação com a pele do rosto é tanta que acabamos esquecendo de cuidar de áreas importantes como o pescoço, que tem escassez de glândulas sebáceas. De nada adianta ter um rosto jovial e um pescoço cheio de rugas. Fica, no mínimo, esquisito e entrega logo a idade. Sendo assim, não economize: o creme para o rosto vale também para o pescoço.
Outras áreas que merecem cuidados especiais são o colo e os lábios, que tem a pele mais fina e ficam mais expostos ao sol.
A busca infinita à felicidade nos priva de vivê-la a cada dia.
Elba Lucas

domingo, 7 de março de 2010

Make é Tudo



À prova de calor. Nada mais desagradável do que sentir a base escorrendo pelo rosto, principalmente durante uma festa. Pode apostar: Selecionar bons produtos vai garantir cobertura intacta e efeito impecável mesmo nos dias e noites quentes da estação.
O make up artist Wilson Eliodório (maquiador profissional da Mary Kay) dá dicas para a operação antiderretimento.
Escolha itens de rápida absorção que entram em contato com a pele e são fáceis de aplicar. Mesmo suave, a cobertura deste tipo de cosmético é 100%.
Produtos em pó controlam a oleosidade da pele. Exigem aplicação leve, em camadas, porque o efeito é cumulativo.
A dica é optar pelos tons parecidos com a pele bronzeada. Prefira bases com FPS. As do tipo hidratante tonalizante são ideais porque tem cobertura suave e, de quebra, vão complementar o bronzeado.

Carregue nas tintas para Brilhar


Nos dias de liberação geral, vale usar cores fortes e muito glitter nas produções noturnas. Só não dá para esquecer de cuidar da pele.
Quem passa o ano inteiro com base cor da pele e batom cor de boca, tem a chance de reviver a brincadeira de Barbie Face. E dá-lhe muito lábio pink, longos cílios postiços e sombras com glitter.
Na hora de escolher o estilo, muitas preferem algo mais artístico.
Outra dica é seguir os makes mostrados nas passarelas de moda, que costumam exibir as tendências carregando literalmente, nas tintas.
O brilho deve ser mais intenso na noite. De dia, as cores são mais opacas, porém quentes, como laranja, amarelo, verde e azul. Não pode faltar máscara para cílios.
Cuidados: Antes de começar a colorir o rosto, é imprescindível o protetor solar. Melhor optar pela maquiagem que já vem com protetor e, é à prova de água para durar mais.
Quanto mais limpa e hidratada estiver a pele, mais tempo vai durar o make. É importante hidratar, depois colocar a base e pó compacto ou iluminador.
Nas olheiras não pode faltar o corretivo.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Acne e outros problemas de Pele

Mais da metade das mulheres acima de 25 anos tem acne. O que houve? As espinhas não deveriam ter desaparecido depois da adolescência ou, pelo menos, depois da faculdade? Na verdade, uma das maiores fontes de indignação entre as mulheres é o surgimento simultâneo de acne e rugas. Elas acreditam que o corpo está passando por uma crise de identidade e o estresse da preocupação com o problema agrava ainda mais o quadro.
Ninguém pode dizer que essas marcas da adolescência e da pele na meia-idade estejam convergindo, mas o caso de amor com o sol provavelmente nos deixa propensa às rugas do que nossas mães e avós, e o estresse da vida moderna mantém a acne a pleno vapor.
Hoje sabemos muito mais como lidar com espinhas do que quando éramos adolescentes, por isso, podemos acalmar a pele mais rápido do que quando nos lamentávamos das espinhas púberes.
Embora hoje talvez voce não seja emocionalmente tão instável quanto era aos 13 aninhos, a acne pode ter profundo impacto em sua auto-estima e confiança.
O rosto é a parte do corpo que mais aparece, e é exatamente onde ela pode ser particularmente perturbadora. É o rosto que está à frente quando nos apresentamos ao mundo, à pessoa amada, ao chefe, aos amigos, à família, aos colegas de trabalho e à nossa imagem diante do espelho. A aparência facial está intimamente associada à imagem corporal, e isso não é segredo.
Não nos esqueçamos de que lidar com a acne pode ser uma experiência altamente estressante e dolorosa em diversos aspectos. As consequências do sofrimento prolongado causado por ela pode ser devastadora, podendo tornar a pessoa socialmente disfuncional, e o fardo emocional ocasionado por depressão, raiva, frustração, ansiedade e constrangimento pode ser enorme, podendo afetar outros aspectos da vida, inclusive a capacidade de manter um emprego, ter uma carreira, relacionar-se com os outros e interagir de maneiras saudáveis que aumentem o bem-estar.

Quais seriam as Origens Históricas para o surgimento de Pessoas Obesas?



A aquisição de tecnologias que possibilitaram o avanço de uma agricultura organizada e consequentes mudanças na economia determinaram alterações radicais nos hábitos cotidianos do homem na sociedade. Dessa forma, influenciaram a dieta e a atividade física.
Considerado o mais antigo tratado de medicina chinesa, tendo, inclusive, o referido tratado preconizava que uma dieta balanceada era a chave para evitar a obesidade, bem como para alcançar a felicidade, sendo indispensável na obtenção de um corpo forte, saudável.
Foram também encontrados, no período greco-romano, registros sobre as complicações que a obesidade causa à saúde humana. Hipócrates já havia escrito, em seus estudos médicos, sobre a maior frequência de morte súbita em pacientes gordos, bem como dizia serem as mulheres gordas menos férteis se comparadas às magras.
Em seus estudos, o médico recomendava uma dieta bastante restritiva, devendo o obeso comer, supostamente, uma vez ao dia. Além disso, à dieta deveria seguir uma grande quantidade de exercícios.
Tal qual na contemporaneidade, no mundo romano a obesidade era vista como uma doença social e moral. Também naquela época, a figura do gordo evocava apreciações morais depreciativas. Dessa forma, representações do gordo como um indivíduo de má índole, ou o seu oposto, associado a uma figura abobalhada, constituíam o imaginário social da época.