terça-feira, 9 de março de 2010

De cara lisa


Rugas e marcas de expressão: não dá para fugir delas sempre, isso a gente já sabe. Mas é possível manter a saúde da pele e aquela aparência gostosa por muito tempo. Não tem jeito: conforme o tempo vai passando, aquela pele lisinha e cheia de vida começa a dar lugar a outra um pouco menos, digamos, viçosa. Tudo bem, nós sabemos que é impossível chegar aos 50 com rostinho de 20. Pelo menos, temos ao nosso lado uma poderosa aliada: a indústria de cosméticos que, ano após ano, despeja no mercado uma tonelada de produtos que prometem nos deixar ainda mais bonitas.
Os cremes de tratamento anti-age ou anti-idade, por exemplo, são uma verdadeira coqueluche. Eles prometem combater o envelhecimento e até adiar a necessidade de uma futura cirurgia plástica. Mas será que eles realmente funcionam?
Não há dúvida sobre o efeito dos cosméticos sobre a pele. Muitas pesquisas são feitas ao desenvolvimento desses produtos. Alguns tem substâncias antioxidantes, que impedem a formação de radicias livres, outros prometem a hidratação e outros ainda estimulam a produção de colágeno e a renovação celular.
Fatores externos também contribuem para essa equação do envelhecimento. O sol, nesse caso, é nosso maior inimigo. A exposição solar é a responsável pelo aparecimento daquelas manchinhas amarronzadas. Os resultados negativos da exposição ao sol aparecem ao longo de muitos anos, por isso, o uso de protetor solar é fundamental.
As expressões faciais também figuram na lista dos inimigos. Ao contrairmos um músculo da face, a pele que o recobre é repuxada. Quando o músculo relaxa, ela volta ao normal. Com a perda da elasticidade, no entanto, a pele vai, mas não volta com tanta rapidez, formando as famosas marcas de expressão.
Os cuidados com a pele devem existir desde cedo. O protetor solar deve fazer parte de nossas vidas diariamente, faça chuva ou faça sol. Limpeza e hidratação também são cuidados básicos que devem ser repetidos todos os dias. O zelo com a pele, portanto, deve começar o quanto antes, aliado a hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos, sono regular, atividade física e cuidados com o excesso de fumo e álcool.
A preocupação com a pele do rosto é tanta que acabamos esquecendo de cuidar de áreas importantes como o pescoço, que tem escassez de glândulas sebáceas. De nada adianta ter um rosto jovial e um pescoço cheio de rugas. Fica, no mínimo, esquisito e entrega logo a idade. Sendo assim, não economize: o creme para o rosto vale também para o pescoço.
Outras áreas que merecem cuidados especiais são o colo e os lábios, que tem a pele mais fina e ficam mais expostos ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário