sábado, 20 de março de 2010

Durma para Chegar ao Topo

Negrito

Com todo o respeito à sua cadeira reclinável ou ao seu armário antigo favorito, há algum móvel melhor do que sua cama? Seus filhos pulam nela? Seu cachorro se esconde debaixo dela. Voce provavelmente começou sua família nela. E é bem provável que esteja lendo estas palavras nela.
De certo modo, sua cama é um dos poucos santuários da vida. É um lugar para o qual voce pode se retirar com seus pensamentos, onde pode ficar nua com o amor de sua vida, ser entretida e inspirada por um sonho que inclui dentista, um tornado e um unicórnio de três pernas que fala croata.
Então, porque há tão pouco respeito por esse santuário da solidão?
Não é que não adoremos dormir. Na verdade, apesar de algumas diferenças importantes, o sono é de muitos modos como outra atividade popular realizada no quarto: todos nós queremos mais dele. Mal podemos esperar para que comece e detestamos vê-lo terminar. E não gostamos nem um pouco de ser interrompidos no meio dele.
Mas a verdade é que a maioria de nós não dorme o suficiente, e isso tem um papel importante em nosso envelhecimento. As pessoas que dormem menos de seis horas por noite apresentam um risco 50% maior de infecções virais e correm um risco maior de doença cardíaca e AVC.
Além disso, a privação de sono está associada a declínio mental e comida em excesso (o que leva a mais problemas relacionados com o envelhecimento). Pior ainda: não nos importamos muito com o fato de não dormirmos o suficiente, embora essa seja uma das coisas que mais fazem com que nos sintamos velhas. A maioria de nós acha que a privação de sono seja por uma noite, uma semana ou por toda a vida não é muito importante.
Seguimos nossos caminhos, TRATANDO DE NOSSAS VIDAS E RESPONSABILIDADES DIÁRIAS nos sentindo CANSADAS, DERROTADAS, SEM ENERGIA, cheias de cafeína e querendo dar marteladas no despertador às 6:00h, todas as manhãs.
Poucos de nós se preocupam com a privação do sono.
Não dormir não só pode deixar voce mais agitada do que uma máquina de lavar desequilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário