segunda-feira, 22 de março de 2010

Fatos e Ficção

Existem muitos mitos em torno dos fatores que provocam a acne. Pele oleosa e alimentos como chocolate e frango frito encabeçam a lista. A origem da acne é mais complicada do que isso e, muitas pessoas com pele oleosa e péssima alimentação não tem acne.

A culpa não é necessariamente do jantar da noite passada nem do nível de produção de óleo da pele. Na raiz de praticamente todos os casos de acne estão estresse e inflamação; é simples assim.

Voce já deve estar ciente de que o estresse ativa os caminhos inflamatórios que provocam as lesões da acne. Fatores genéticos, menstruação, o uso de um medicamento novo ou de um cosmético que cause irritação também podem contribuir para a acne, mas o fator de maior peso é, sem dúvida, o estresse. Esteja voce estressada ou não, as espinhas surgem quando os poros ficam obstruídos por células que não foram eliminadas quando deveriam.

O que acontece é que as células mortas da superfície da pele tornam-se viscosas, revestindo o folículo e obstruindo-o. Por baixo, fica o sebo, onde a bactéria "P. acnes" aflora em busca de uma refeição gordurosa, criando ainda mais inflamação. Ao mesmo tempo, as células do sistema imunológico entram em ação para tentar resolver a confusão que foi armada.

Muitas vezes, colocamos a culpa das espinhas em alimentos como chocolate, refrigerante, pizza, batata frita _ qualquer coisa que pareça fazer mal ou que seja proibida, mas praticamente não existem indícios da associação entre esses alimentos (ou de qualquer outro) e espinhas.

Enquanto não forem realizadas mais pesquisas que comprovem as teorias atuais sobre a ligação entre alimentação e acne, ficamos esperando respostas...

Além disso, uma espinha leva tempo para se desenvolver; não surge da noite para o dia, por isso, o que voce comeu ontem é irrelevante. Lembre-se de que é tentador culpar a comida porque as espinhas nos fazem sentir a perda de controle sobre a pele. Se colocarmos a culpa no chocolate, nos sentimos capazes de recuperar o controle parando de comê-lo. Se voce jura que determinado alimento é o culpado e se sente mais segura evitando sua ingestão (e, assim, reduzir seu estresse) vá em frente.

O sol é decepcionante. Uma hora na praia hoje pode secar um pouco sua acne, fazendo sua aparência melhorar amanhã, mas daqui a alguns dias, a situação provavelmente irá piorar: mais espinhas. Inflamação e vermelhidão. A pele reage à radiação ultravioleta tornando-se inflamada; reage ao estresse desses raios danosos com o próprio sistema de reação ao estresse que, como vimos, pode desencadear a acne e outros problemas de pele perturbadores. Talvez os resultados surjam apenas depois de vários dias de exposição ao sol, e essa reação tardia possa fazê-la se esquecer de que foi ele que causou tudo isso. Assim, poupe sua pele dos danos provocados pelo sol.





Nenhum comentário:

Postar um comentário