quarta-feira, 24 de março de 2010

Melhor Viver de Pé do que Morrer Sentado


O corpo humano é como o seu computador. Ligue-o e ele zune de energia, iniciando aplicativos, escaneando arquivos e basicamente se colocando em ação. Desde que voce esteja ativamente dedilhando as teclas e clicando o mouse, a máquina continua ativa. Mas o que acontece se voce a deixar ociosa por um bom tempo? Ela adormece, certo? O monitor se apaga e a máquina fica mais lenta para conservar energia preciosa.
O seu corpo faz exatamente a mesma coisa. Esse modo de conservação humana era uma coisa boa quando passávamos a maior parte do tempo de pé e a comida era escassa. Agora que vivemos num estado de quase hibernação, ela está nos matando.
A primeira evidência documentada da doença da cadeira apareceu na literatura há mais de 50 anos quando cientistas britânicos investigaram os índices de doenças cardíacas em 31 mil funcionários do trânsito do sexo masculino. O resultado surpreendeu até os cientistas. Os motoristas sentados tinham um índice três vezes superior de oclusão coronária (o bloqueio da árteria coronária que pode levar a um ataque cardíaco) e mais do que o dobro do índice de morte após um evento cardiovascular, como um ataque cardíaco, do que os condutores que trabalhavam de pé. Conclusão: o trabalho fisicamente ativo protegia contra doenças cardíacas.
Agora, mais de 50 anos depois, a comunidade científica está finalmente começan do a compreender porque ficar sentado é tão ruim para voce.
Existe todo um campo de estudos científicos concentrado não na atividade, mas na inatividade, a ciência do sentar prolongado e suas consequências metabólicas. Na verdade, voce tem células NEAT no seu corpo que não precisam realmente reagir a exercícios vigorosos como a corrida e a aeróbica, mas pelo contrário respondem apenas às delicadas contrações musculares de NEAT _ os movimentos simples de viver. Quando essas células são negligenciadas, mesmo que por breves períodos de tempo, as muitas encarnações da doença da cadeira podem se seguir. Inversamente, quando voce sacode o mouse e se levanta da cadeira, aquelas células entram em ação e o colocam no caminho da saúde ótima... e da felicidade. Uma série de estudos provam que NEAT é a chave para uma vida mais longa, mais saudável e mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário