quarta-feira, 8 de julho de 2009

Relaxar


O termo estresse, do inglês stress foi popularmente usado durante o século XVII para representar AFLIÇÃO. Depois seu significado evoluiu para PRESSÃO.
O conceito não é novo, mas foi apenas no início do século XX que as ciências biológicas e sociais iniciaram a investigação dos efeitos sobre a saúde física, mental das pessoas. Definido como qualquer pressão imposta à pessoa. Essa pressão pode ser de origem física, psicológica ou social.
Sob o efeito do estresse a pessoa fica deprimida, nervosa, tem insônia, perde o interesse pelo sexo e pela vida social e profissional.
Diante do estresse causado por acontecimentos extremos e grandes crises, a resposta do organismo pode ser, e geralmente é, uma grande ajuda para a superação do problema.
O estresse que afeta a nossa saúde e mina as nossas forças é o que podemos chamar de crônico: a soma de pequenos aborrecimentos cotidianos. O acúmulo dessas pequenas tensões pode levar a problemas físicos e mentais.
Os antigos gregos afirmavam que o que acontece na mente influencia o corpo e vice-versa. Mas só no mundo estressado de hoje os especialistas começam a dar mais atenção a essa relação entre o físico e o mental. A nossa mente é responsável pela quase totalidade de nossas reações fisiológicas e emocionais _ portanto, é também vital na prevenção e recuperação.
A autoconfiança é o primeiro passo para controlar o estresse, pois nossos pensamentos e postura é que determinam o controle dos males causados por ele. Outra prova do poder da mente sobre os efeitos do estresse é dada pelas pessoas que sabem tirar partido, e até benefícios, do fato de estar sob pressão. Essas pessoas são as que tem uma imagem mais definida e positiva de si mesmas, que usam o humor para enfrentar os desafios, tem um sentimento profundo de compromisso com seus objetivos e cultivam a idéia de que estão no controle de suas vidas e de seu meio ambiente.
O uso de técnicas, como a meditação, por exemplo, o relaxamento e outras tantas terapias alternativas hoje em dia leva a pessoa a participar ativamente do processo de recuperação do equilíbrio, possibilita que voce aprenda a controlar a aceleração cardíaca, o nível de tensão muscular, o fluxo sanguíneo e a atividade cerebral.
Não existe momento ideal para se fazer um relaxamento profundo, voce é que sentirá a sua necessidade.

Um comentário: