terça-feira, 1 de setembro de 2009

Futucar a Pele


Se voce tem o costume de levar as mãos ao rosto toda hora, pense sobre os motivos que a levam a fazer isso. Estamos falando sobre as pessoas que costumam "futucar"a pele. Se uma pessoa que não costuma mexer na pele é picada por um mosquito, tenta não coçar; se uma ferida na pele formou casca, procura não mexer. Por outro lado, as pessoas que mexem na pele em geral são ansiosas e não conseguem resistir à tentação _ futucam pequenas lesões, verrugas, puxam pedaços de cutícula que se soltam, as pelinhas das queimaduras de sol que começam a descamar _ tudo é motivo para mexerem na pele, e o hábito sempre piora com o estresse.
Qual é o problema? O problema é que a pele descolore e formam-se cicatrizes. Examinar detalhadamente a pele parece ser um estímulo para começarem a mexer na pele. Obviamente, pode ser apenas uma reação ao estresse (quando fica tensa, mexo na minha pele, enrolo o cabelo, rôo as unhas); no entanto, depois que isso se torna um hábito, é difícil revertê-lo.
Há quem ensine as pessoas a espremerem cravos e espinhas, o que é um erro. Em geral, as pessoas que mexem na pele estão conscientes de que o fazem, mas o fazem sem querer; por isso é importante tentar entender o que provoca o hábito e encontrar métodos para eliminá-lo.
No entanto, é à noite que as preocupações se avolumam. É quando temos tempo para refletir sobre preocupações pessoais e, para algumas pessoas, mexer em cicatrizes, feridinhas ou espinhas é uma forma de aliviar a tensão. É recomendável que se tornem mais conscientes do ato de mexer na pele para que, quando sentirem vontade de fazê-lo, possam desviar a atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário