segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A auto-estrada Alimentar


O alimento adicionado ao corpo pode ir em uma de três direções:
1- Ser queimado e usado como energia para o corpo;
2- Ser armazenado e transformado em gordura corporal;
3- Ser rejeitado e eliminado do corpo.
Quando o alimento entra na boca, as glândulas secretam saliva para iniciar o processo de digestão. A saliva também ajuda a proteger os dentes e a gengiva de infecção bacteriana, inibindo o crescimento das bactérias, e espalha o sabor por toda a boca (o que é importante para a satisfação). À medida que voce envelhece, a saliva tende a diminuir, o que leva a boca seca. Esse é um dos motivos pelos quais beber muito líquido ajuda a combater os efeitos do envelhecimento.
Quando o alimento entra no estômago é misturado. O estômago atua como a máquina de lavar do corpo, misturando os alimentos e os separando em diferentes nutrientes. À medida que voce envelhece, não só fica com menos fluido digestivo no estômago, como esse fluido se torna menos ácido. Isso pode parecer bom, mas significa que seu corpo tem menos capacidade de extrair as proteínas de que precisa para funcionar normalmente.
Outros problemas gastrointestinais comuns associados ao envelhecimento incluem:
Desordens da deglutição _ é importante não só limitar suas porções, como também comer mais devagar e, como sua mãe dizia, parar de falar com a boca cheia.
Diverticulite _ pequenas bolsas na parede intestinal que se formam quando voce tem muito pouca fibra e água e seus intestinos são forçados a se contrair muito quando voce vai ao banheiro. As fezes podem ficar presas nessas bolsas, criando desconforto gastrointestinal. A solução? Mais fibras e mais água equivalem a menos esforço.
Incontinência Urinária _ embora tecnicamente esse problema não seja do sistema gastrointestinal, ele está incluído aqui porque está muito próximo dele _ e frequentemente é associado ao envelhecimento. O que acontece é que, quando uma mulher envelhece e perde força muscular, perde a capacidade de controlar a bexiga. Isso ocorre porque os músculos ao redor da bexiga deveriam contrair o tubo da uretra que vai da bexiga para o mundo exterior. Mas se esses músculos se tornam flácidos, reduzindo o controle muscular, rir ou tossir podem pressionar a bexiga e forçar a urina a sair.
A propósito, o mecanismo em ação na incontinência fecal é o mesmo, só que a contração é do reto e dos músculos circunvizinhos. O envelhecimento dos intestinos pode sabotar a cruzada antienvelhecimento e ao mesmo tempo causar subnutrição e obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário