segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Condenados à Cadeira


Sente-se. Esse costumava ser um convite educado para tirar o peso dos seus pés e descansar. Mas já é hora de mudar esse convite gentil para: Levante-se. Ou: Vamos caminhar um pouco.
Sentar já foi uma pausa num dia de muito trabalho. Agora é o modo singular como a maioria de nós passa o tempo. Pare um momento para refletir sobre um dia típico. Como voce foi para o trabalho? É provável que tenha ido dirigindo o seu carro, ou sentado num ônibus, metrô. Se voce trabalha num escritório, o resto do seu dia deve ter sido preso a uma cadeira diante da sua mesa, em intermináveis reuniões ou almoçando. O que voce faz depois do trabalho? Senta na frente de um computador para pagar contas, fazer compras online, colocar em dia os e-mails? E depois? Recosta e relaxa com alguns dos seus programas favoritos?
Voce já parou para pensar se o seu corpo foi equipado para ficar sentada horas por dia? Já imaginou o que acontece com seu coração, músculos e metabolismo. A maioria de nós, não. Simplesmente aceitamos isso como "é assim que as coisas são". Mas nunca paramos para perceber que não é assim que sempre foram ou, mais importante, como "deveriam" ser. Não nos damos conta de como é assustadoramente recente esse estilo de vida sentado o dia inteiro ou as desastrosas consequências que isso teve em apenas uma geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário