sábado, 27 de junho de 2009

Estresse

Tem dias em que voce acorda bem. De repente, tudo muda. Aí a tranquilidade e o equilíbrio se desintegram. Entram em cena a ansiedade e o desconforto. Passado um tempo, tudo se resolve. É a sensação de alívio, de realização.
Em consequência disso, seu estado emocional se altera. Nos dias de hoje, é comum. O nível de perturbação causado por essas circunstâncias que vai determinar se estamos ou não usando esses fatos da vida como instrumento para o nosso próprio amadurecimento ou para nosso desgaste exagerado.
O estresse incomoda. Mas, o estresse nada mais é do que o resultado da postura de cada um diante dos incessantes estímulos (positivos ou negativos) da vida.
De fato, é verdade, ele se torna um perigo quando, infelizmente sem que percebemos, permitimos nos deixar levar pelas circunstâncias, pequenas tensões, emoções que impedem que a vida flua livremente. Nesses casos, o desastre é inevitável. O corpo adoece, a mente falha, as emoções ficam descontroladas. Excesso de energia bloqueado dá curto-circuito.
Atualmente, a medicina vem avançando muito nos estudos dos efeitos do estresse no organismo. E, a partir da evidência de que esse desequilíbrio pode, causar sérios problemas, levando inclusive a doenças.
Conhecer-se melhor, respeitar os próprios limites, rever expectativas e saber relaxar-se no dia-a-dia são meios que ajudam a assumir a responsabilidade pela qualidade de vida. É claro que todos nós não vamos deixar de ter estresse, mas, com certeza, vai ficar menos vulnerável aos acontecimentos aqueles que tentam e conseguem controlar seu estado emocional e principalmente encarando esses acontecimentos como fonte de crescimento.
É justamente para não chegar a esse ponto que especialistas vem ampliando o conceito do estresse, mostrando os efeitos das tensões do dia-a-dia para a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário