quinta-feira, 4 de junho de 2009

Tratamentos para Equilibrar Corpo e Mente

Nos tempos de hoje, o maior aliado da era digital é o computador.
Quais serão os possíveis malefícios que o uso prolongado causaria ao célebro?
Nós, usuários, ficamos expostos à radiação de uma tela e aos raios que emanam do monitor, por isso, podemos sofrer efeitos desconhecidos e, quem sabe, maléficos.

Tornou-se corriqueiro que milhões de pessoas passem mais de oito horas na frente de um computador, por motivos profissionais ou de lazer.

Os computadores e a internet mudaram completamente, a noção do mundo, da vida e dos contatos pessoais. Com a chegada da era digital (celulares, televisão...), o computador veio obrigando cada usuário a escrever no teclado, a dizer coisas pessoais, a criar uma identidade. Devido ao uso obrigatório do teclado, a postura física é outra. Nos computadores de mesa, o usuário fica sentado com os olhos fixos na tela. Nos portáteis, escreve-se até deitado.

O que esse assunto tem motivos para chamar atenção?

Na mudança de hábitos que terminam por afetar a saúde e a PELE. Primeiro porque o uso excessivo exige demais dos olhos e resseca as conjuntivas, que são membranas que revestem as pálpebras. A postura do corpo também precisa de atenção: veja como seus ombros estão caídos, se a coluna está encurvada, se seu queixo está muito baixo. Importante também colocar a tela em uma posição elevada, evitando que as pálpebras fiquem cerradas e percam as suas já delicadas tonicidades.

E a PELE?

Qualquer fonte de radiação artificial traz efeitos colaterais pela exposição prolongada. Anote aí, algumas dicas: antes de ligar o computador, faça uma hidratação básica no rosto, pescoço, colo, braços e mãos. De hora em hora, desvie os olhos da tela e faça uma "limpeza" de sua visão, olhando para qualquer lugar que queira _ longe, perto, relaxe seus olhos; fechar por alguns minutos é excelente, depois vai abrindo lentamente, bem devagar. É uma das formas de relaxar. Retornar à visão "real" acalma o célebro e descansa o olhar.

Para os que teclam muito, sugiro fazer exercícios de alongamento, como por exemplo: alongar a palma das mãos no sentido contrário, puxar os dedos, girar a omoplata para trás e para frente, estender os braços até a altura que conseguir, abrir os braços em forma de cruz, curvar-se até os joelhos... invente! Não esqueça, faça esses procedimentos de hora em hora, seu corpo agradece, generosidade nunca é demais. Diga para voce mesma: eu mereço estar em equilíbrio com todo meu corpo.

É muito bom, também, voce fazer uso de alimentos saudáveis como: sucos, frutas, e pães integrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário