Ter máquinas que façam todo o trabalho de modo que possamos nos divertir foi um avanço brilhante. Infelizmente, quanto mais energia economizarmos usando tecnologia e automação, menos parece que a temos até as atividades que desfrutávamos antes. Só na última década, nossas atividades de lazer se tornaram decididamente mais ociosas. Dos atuais passatempos preferidos envolvem alguma atividade física. As favoritas como nadar, caminhar e cuidar do jardim, pescar e jogar boliche, até o golfe, estam em vertiginoso declínio.
Não é por falta de tempo livre. Acredite ou não, homens e mulheres hoje tem quase cinco horas livres a mais por semana do que tínhamos antes. Uma das razões é que nos tornamos uma nação de pessoas multitarefas, de modo que cada segundo poupado está apinhado de coisas. Graças à tecnologia, podemos ouvir rapidamente as notícias, conversar com um amigo pelo celular, fazer reservas para a nossa próxima viagem a negócios e baixar novas músicas sem nem levantar da cadeira. Também preenchemos o tempo livre com atividades vampirescas que sugam o nosso tempo e a nossa energia sem realizar muita coisa. Já notou que voce se senta para pesquisar no Google alguma coisa e, quando levanta os olhos, já se foi uma hora?
Para muitos de nós, tempo de folga significa "tempo de tela". As pessoas mostram que assistir TV e navegar na internet são esmagadoramente a nossa forma preferida de diversão. A TV atende a uma função muito importante ao fornecer informações e nos permitir desligar nossos cérebros depois de um dia cheio. Mas essa é a questão. Abusamos do grande poder da TV. Estudos mostram que as ondas cerebrais caem em estado de torpor quando voce está olhando para a tela. Observe só como um grupo de crianças agitadas se torna imóvel quando está sob o encanto do seu programa favorito e voce vai entender o que quero dizer.
Quando entramos em atividade na nossa hora de lazer, chamamos a isso de "malhar". Parece engraçado? Esqueça a graça por um instante. Isso faz sentido? Claro, atletas e viciados em ginástica podem queimar calorias por dia em suas existências centradas em exercícios; estas, entretanto, dificilmente são a média das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário