sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A Biologia do Estresse


O estresse fortalece todos os nossos sistemas biológicos para que possamos lidar com uma ameaça iminente, seja um inimigo, um desastre natural, etc. Causa mudanças físicas que nos dão força ou razão para lutar contra um predador ou fugir. O que acontece com seu corpo durante uma alta dose de estresse? Sua concentração se torna mais focada do que um microscópio, sua reação é mais rápida e sua força aumenta exponencialmente.
Hoje nós nos afogamos em um mar de estresse, atingidos por onda após onda. As reações biológicas intensificadas trabalham a nosso favor durante curtos períodos, mas, quando o estresse continua sem parar, tornam-se irracionais.
Estresse demais pode levar a muitos problemas, como ataques cardíacos, câncer e acidentes incapacitantes. Além disso, o estresse interfere nos padrões de sono, podendo levar voce a abusar de alimentos, álcool ou assistir TV às 3 horas da madrugada.
Especificamente, o circuito do estresse é a interação entre o sistema nervoso e os hormônios do estresse. A adrenalina aumenta sua pressão arterial e sua frequência cardíaca.
Além de dar a voce as ferramentas químicas para vencer os causadores de estresse, os hormônios do estresse também atuam em várias regiões do cérebro, influindo em tudo, do humor e do medo à memória e ao apetite. Também interagem com os sistemas hormonais que controlam a reprodução, o metabolismo e a imunidade. É por esse motivo que o estresse está tão relacionado com doenças. Isso pode levar à ansiedade e depressão, que também se manifestam como baixa libido e hipertensão _ ambas associadas ao envelhecimento. Também pode levar ao aumento de apetite que pode acabar levando a condições como diabetes e obesidade. O estresse também torna voce mais suscetível a doenças que dependem de seu sistema imunológico para serem evitadas , como o câncer.
O estresse tem tudo a ver com se adaptar aos desafios da vida. Não são os mais fortes ou rápidos que ganham o jogo da vida, porém os mais adaptáveis. Não podemos estar sempre com a mente em movimento; precisamos deixar o cérebro descansar para que as células possam fazer seu trabalho e reforçar as células.
O estresse tem um efeito cascata em muitos aspectos da saúde. Aumenta o risco de envelhecimento, danifica o sistema imunológico e nos torna fortes candidatos a acidentes que mudam a vida, sem falar que afeta a saúde mental. O estresse não é apenas algo a que voce atribui a necessidade de se tratar em um spa, mas um grande determinante biológico do envelhecimento.
Todos nós temos diferenças em nossos genes, o que significa que alguns nunca tem uma reação forte a uma ameaça, enquanto outros a tem até mesmo a uma pequena ameaça. Com muitos momentos de estresse na vida desde cedo, sua reação se torna mais forte, capacitando-a a lidar com estresses futuros. Um exemplo disso é nossa reação a um choque de calor. Quando expostos a calor extremo, todos os animais, inclusive os humanos, aprendem a se adaptar à temperatura para poder reagir a ela na próxima vez em que a enfrentarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário