Não só o amor romântico ativa a liberação de substâncias promotoras da felicidade. Outras relações afetivas podem fazer com que as pessoas experimentem momentos de paz, alegria e plenitude.
A amizade também pode desencadear a liberação de mensageiros químicos benéficos, por isso ficamos felizes, desarmados e plenos de confiança quando estamos na companhia de um amigo.
Com certeza ter bons amigos favorece a longevidade. Uma sólida rede de amizades ajuda a viver mais e melhor. Amigos incentivam hábitos saudáveis como ir ao médico em caso de necessidade, melhoram o humor e oferecem apoio nas horas difíceis.
Nós, humanos, somos seres sociais, sorrimos ao ouvir a voz de alguém, gostamos de companhia, precisamos compartilhar fatos e emoções. As amizades fornecem solo fértil no qual a felicidade germina e a BELEZA tende a dasabrochar.
Laços sociais adequados e intensos com amigos, familiares, pessoas do trabalho ou da comunidade e até animais domésticos amortecem as dificuldades cotidianas, suavizam os dissabores.
Tenho uma amiga, por exemplo, que é uma pessoa triste, solitária, sem namorado e sem muitas amizades. Sua PELE apresenta manchas. Está sempre amargurada. O tratamento de Cuidados com a Pele instituído começou a dar resultado lentamente. Mas ela não conseguia perceber melhora. Um dia, ela ganhou um cachorro e sua vida mudou completamente. Ficou simpática e alegre. Parecia outra pessoa. Então os cremes começaram a surtir mais efeito. As manchas foram clareando. É surpreendente como uma "companhia" pode fazer tanta diferença.
A situação oposta, estar sempre sozinha, para dividir os bons e maus momentos, acelera o envelhecimento. As emoções negativas podem ficar represadas dentro da pessoa, promovendo a liberação de mensageiros químicos nocivos, toxinas emocionais. Por isso, a solidão é um dos maiores problemas atuais.
Existem casos, porém, em que dou razão ao velho ditado: Antes só do que mal acompanhado. Más companhias, pessoas que nos derrubam em vez de nos apoiar, causam mais estresse ainda. Conflitos permanentes são um veneno para o nosso bem-estar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário