terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cérebro _ Memória


O cérebro certamente tem um modo de confundir a mente.
Em um momento voce pode estar dizendo a cor do vestido que usou na última festa que foi; alguns nomes de colegas da faculdade; etc. E no minuto seguinte, voce esquece o nome do seu cachorro.
Chame isso como quiser _ momentos de senilidade, prenúncio de demência _ , mas a verdade é que todos nós experimentamos esses contratempos neurológicos à medida que envelhecemos. E nos perguntamos exatamente o que significam. Alguns atribuem isso a estresse, fadiga, ou enquanto outros se perguntam se um momento de esquecimento significa que estamos à caminho para Alzheimer.
Embora muitas doenças tenham elementos genéticos, as condições da memória têm alguns dos mais fortes indicadores genéticos. Um exame, que registra imagens do funcionamento cerebral, revela os primeiros sinais de Alzheimer quando o cérebro está usando mal a energia. Mas a verdade é que, mesmo que seus genes tenham decidido lhe dar uma vida de grave esquecimento, voce pode controlá-los para fortalecer sua mente, fazer seu cérebro funcionar a plena capacidade e se lembrar de tudo, desde detalhes de sua vida até se voce desligou o forno ou não. Enfim, a genética carrega a arma, mas o estilo de vida puxa o gatilho.
O cérebro é, sem dúvida, o órgão mais complexo do corpo. Na verdade, se fosse mais simples, não seríamos suficientemente inteligentes para entendê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário