domingo, 9 de agosto de 2009

Sociabilidade


Focar: à maneira como produção e apreciação estética se articulam com as formas de sociabilidade, assinalando o modo como a feiúra aí se inscreve. Na atualidade, as academias de ginástica, assim como as praias, são consideradas um importante meio de sociabilidade. Contrariamente à sua proposta de modelagem do corpo e adequação ao padrão, um lugar no qual se destina tempo e dinheiro para cuidar do corpo, verifica-se que os gordos estão excluídos _ estes devem emagrecer antes de ingressarem nesse ambiente.
A produção da aparência, a modelagem do corpo e a correção estética dão-se, essencialmente, por meio do consumo.
Quando nos referimos a alguém com aparência estranha, fora dos padrões de beleza convencionais, mostrando como nosso imaginário é povoado por associações estéticas; no imaginário social, essa avaliação, tende a associar à depreciação estética. Estudantes tidas como belas foram avaliadas por outras mulheres como mais egoístas e mais orgulhosas do que as consideradas feias. São também consideradas de espírito mais esnobe que suas camaradas de físico ingrato. Alguns estudos, limitam essa generalidade dos tipos favoráveis à beleza.
O surgimento das inúmeras práticas corporais e técnicas de modelagem física parece ligado na mesma idéia de auto-regulação do sujeito com relação ao seu corpo, reforçando, com isso, um comportamento de aversão com relação aos corpos que desviam do padrão de beleza dominante.
Problemas com a má aparência e, certamente, com a gordura figuram entre um dos piores tipos de desleixo com o corpo. São, por conseguinte, um modo inadequado de relacionamento com o corpo, no qual estão excluídos vários fatores já conhecidos, mas principalmente: persistência e auto-estima.
Na realidade de hoje, com efeito, os cuidados físicos revelam-se, como uma forma de se estar preparado para enfrentar as expectativas sociais. Do mesmo modo, todo o investimento destinado aos cuidados pessoais com a estética vincula-se à visibilidade social que o sujeito deseja atingir.
A imagem que as revistas oferecem para os leitores a respeito de seus próprios corpos investe nesse jogo de espelhos produzido entre o corpo e o olhar do outro, operando na construção da auto-estima e da auto-imagem.

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