quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O que Muda em nosso Organismo com o Tempo


Um dos grandes desafios para o ser humano é manter-se jovem, saudável e ativo nos campos mental, físico, emocional e profissional. A medicina tenta explicar o processo de envelhecimento e estuda passo a passo as mudanças que ocorrem em nosso organismo. Esse conjunto de modificações começa com o nascimento e evolui de acordo com o tempo que vivemos e como vivemos: se temos uma alimentação adequada, como lidamos com o sono em nossa vida, se praticamos atividades físicas e quais os laços emocionais que criamos. Tudo isso, além de fatores genéticos, vai determinar uma melhor condição do nosso corpo e do estado físico como um todo.
As células do organismo humano sofrem ao longo da vida inúmeras agressões internas e externas. No entanto, as células possuem capacidade de adaptação e passam por alterações para tentar suportar as agressões, mas em alguns casos podem ocorrer lesões na estrutura celular, que podem ser definitivas ou não.
Com os hábitos da vida de hoje, a tecnologia, a competitividade, o estresse, a má alimentação, a poluição e os medicamentos que são utilizados em larga escala, somos diariamente expostos às agressões.
Alguns exemplos de agressão pelos quais passa nosso organismo:
Desequilíbrio nutricional
Excesso nutricional (obesidade)
Agentes químicos
Bactérias, fungos, vírus
Agressões físicas
Falta de oxigenação celular
Bebidas alcoólicas
Cigarro
Poluição em grandes centros
Queimaduras
Lesões articulares
Traumas físicos, emocionais (psicológico)
Parasitas intestinais
Resíduos industriais na natureza
São inúmeras as formas de agressões. Essas são as mais comuns...

Nenhum comentário:

Postar um comentário