quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Sistema Imunológico


Voce adoece com mais frequência em viagens do que outras pessoas que conhece?
Viajar pode ser um bom medidor da imunidade, porque voce fica exposto a muitas coisas diferentes ao longo do caminho. Se parece que voce adoece mais do que outros , isso pode ser uma indicação de que seu sistema imunológico está enfraquecido.
Todos nós sabemos o tipo de estrago que um vírus de computador pode causar: travar o computador, e, lançar voce em um mar de problemas. Qualquer pessoa cujo computador já tenha sido tornado lento ou apagado por um invasor sabe o que precisa fazer: protegê-lo de invasões futuras.
Não podemos nos proteger totalmente de vírus. Interagimos com todos os tipos de germes, bactérias, vírus, fungos, parasitas e outros invasores que desejam nos consumir.
Seus principais pontos de entrada são a pele, os pulmões e o aparelho digestivo.
A maioria de nós sabe que, quando os invasores tiram o melhor de nós, tornamo-nos mais vulneráveis a resfriados, infecções e doenças mais graves.
Conforme envelhecemos, nosso sistema imunológico se enfraquece, tornando-nos ainda mais vulneráveis. Então, isso se torna um grande fator de envelhecimento.
A questão da imunidade realmente se resume a como lidar com todos os invasores que se aproximam de nós. Curiosamente, não é do interesse de um invasor nos matar, já que isso o deixaria sem lar, vulnerável e incapaz de se reproduzir. Mas é do interesse dele se apoderar de nossas células boas.
Tudo realmente se resume a proteção _ proteger as células boas de assassinos, proteger os órgãos de inimigos famintos e proteger a saúde aumentando a imunidade. Mas também se resume a fazer as pazes com os aliados certos: as bactérias amigáveis que desejam viver em harmonia conosco. Por exemplo, se tivermos as bactérias certas em nosso aparelho digestivo, elas impedirão que as ruins se estabeleçam. E também precisamos encontrar o equilíbrio perfeito: certificar-nos de que nossa resposta imunológica é suficiente, mas não tanta que se volte contra nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário