domingo, 20 de dezembro de 2009

A Ciência da Pele


Como hoje existem muitas linhas de cosméticos que funcionam muito bem para a maior parte das pessoas, normalmente não vejo muitos problemas de pele causados por produtos, mas sim problemas desencadeados pelo estresse. O estresse excessivo altera a pele, como por exemplo, (essa ruga não estava aí na semana passada) ou (parece que envelheci dez anos em três meses).
É preciso consciência para entender que estresse, privação de sono e ansiedade estão acabando com sua aparência, acelerando seu envelhecimento e, talvez, até tornando-a mais propensa à depressão.
Parece inacreditável, mas o que acontece no cérebro pode ter enorme impacto na aparência, e é exatamente o que ocorre. Além disso, o que acontece com a pele também pode ter enorme impacto. O cérebro e a pele são como irmãos gêmeos em vários aspectos e, hoje, a ciência vem descobrindo fatos impressionantes sobre seu relacionamento especial.
Voce faz mil coisas ao mesmo tempo? Pois saiba que a pele, por definição, é ainda mais multitarefa do que voce. Sua principal função? Oferecer proteção, afastar vírus, bactérias e toxinas invasoras. Mas a pele exerce outra função dentro do organismo: combate infecções, aquece, resfria e mantém a umidade.
A pele também é especialista em comunicação, enviando silenciosamente mensagens sobre saúde ou doença, prazer ou dor, constrangimento ou entusiasmo.
Atua como um invólucro para o corpo, ou seja, a forma como tocamos e sentimos tudo ( e somos tocados, por exemplo, em uma massagem).
É um dos poucos órgãos que se regenera: a pele elimina as células mortas e cria células novas constantemente, renovando-se totalmente.
Como um corte transversal feito em um bolo de várias camadas, a pele é uma impressionante mistura de camadas, frágil e forte ao mesmo tempo. Algumas são úmidas e delicadas, outras são mais robustas e resistentes; uma serve de apoio para as outras que se assentam sobre ela. No entanto, um problema em uma das camadas pode afetar todas as outras, causando flacidez na superfície, ressecamento ou coloração errada. Os problemas podem se originar também no mundo externo: toxinas que provocam alergia e hormônios que desencadeiam acne equivalem, na pele, ao excesso de calor ou ao uso de ingredientes de má qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário