domingo, 27 de dezembro de 2009

Mais Jovem por mais Tempo



O ser humano pode se programar para viver bem todas as décadas de sua vida, não apenas investindo em hábitos saudáveis e cuidados com a aparência mas também adotando uma atitude mental positiva.
Se nos livrarmos do conceito errôneo de que a velhice é triste e dolorosa, lembrarmos como éramos na juventude e nos sentirmos como pessoas jovens, poderemos "desenvelhecer". Vamos substituir o termo "desenvelhecer" por outro mais simpático: rejuvenescer.
Vários sábios e cientistas compartilham a idéia de que o rejuvenescimento começa de dentro para fora. Não existe idade. A gente é que cria. Se voce não acredita na idade, não envelhece até o dia da morte.
O instrutor de ioga Caio Miranda, autor do livro "Só envelhece quem quer", esteve no Himalaia, na Ásia, estudando as populações que viviam em contato com a natureza. E para sua surpresa, encontrou pessoas centenárias que se comportavam como adolescentes, tamanha energia e vitalidade demonstravam. Seu semblante e, especialmente, seu olhar, transmitiam tanta paz e simpatia que dificilmente alguém deixaria de compartilhar a alegria que irradiavam.
Porque, então, o homem, o único ser vivo dotado de inteligêngia, raramente consegue atingir a metade de sua vida? Porque transgride a lei natural. Fere aos outros e a si mesmo.
A capacidade de reação das células tem um limite e se o homem continua indefinidamente a agredir a sua natureza, chega ao estado em que qualquer reação é impossível. Começa aí o envelhecimento.
O medo de envelhecer assombra as mulheres, sobretudo a partir dos 40 anos. Apesar de o envelhecimento ser lento e gradual, a percepção dele parece ser repentina.
Um dia, as pessoas se olham no espelho e levam um susto: tomam consciência de que o tempo passou. É importante entender e aceitar que as mudanças chegam, mas também se cuidar para desfrutar o melhor de cada momento.
Atingir a meia-idade não significa o declínio da beleza. Mesmo porque hoje a mulher de 40, 50, 60 anos pode ser linda, ativa, bem-cuidada, sensual. A vantagem é que nessa fase, embora não tenha mais o corpo dos 20 anos, com raras exceções, a mulher reúne caraterísticas psicológicas especiais. A partir dos 30 anos, a mulher inicia um processo de individualização e passa a se preocupar mais com sua identidade. Começa a conquistar a beleza da maturidade, que tem a ver com estilo, jeito de ser.
Meia-idade é uma fase de mais conhecimento, de aumento do poder pessoal. Para exercer esse poder , a mulher deve tomar a responsabilidade por sua saúde. Quanto maior for a prevenção, mais a passagem do tempo poderá ser encarada com tranquilidade. Uma pessoa feliz e que vive a vida plenamente não envelhece nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário