terça-feira, 20 de abril de 2010

Porque um pouco de Sol pode fazer bem



Não tenha medo do sol. Essa conversa sobre o câncer de pele e uso diário de filtro solar não tem por objetivo lhe instilar tanto medo a ponto de voce querer evitar o sol a qualquer custo.
Precisamos do sol; na verdade, ele é vital para a saúde e a longevidade. Para algumas pessoas, em especial as que vivem no hemisfério norte, onde a luz do sol regular é menos frequente, seus benefícios para a saúde podem superar o risco de câncer de pele.
A exposição à luz natural é um modo certeiro de elevar o humor. Reduz a necessidade de analgésicos no pós-operatório, pois os pacientes em quartos ensolarados sentem menos estresse e dor após a cirurgia, e também pode ajudar a melhorar determinados problemas de pele.
A controvérsia a respeito da deficiência de vitamina D na população em geral vem tomando vulto. Diversos estudos revelaram que uma maior quantidade de vitamina D, que o corpo produz usando a luz do sol, confere proteção contra o câncer e algumas doenças, como osteoporose e diabetes. Além disso, a luz do sol ajuda o sistema imunológico a funcionar adequadamente. Determinados alimentos e suplementos de vitaminas contêm vitamina D, mas uma fonte certa para o organismo é o sol. Bastam 20 minutos de luz solar algumas vezes por semana para que o organismo produza vitamina D em quantidades suficientes.
A melhor maneira de encontrar um equilíbrio entre esses dois efeitos (os benefícios e os malefícios do sol à saúde) é ouvir a voz da razão. Não espero que as pessoas se privem do sol, trancando-se dentro de casa. Que vida! Espero, sim, que usem a cabeça. Um pouco de bom senso não faz mal a ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário