segunda-feira, 19 de abril de 2010

Transtorno Afetivo Sazonal. Encontre a luz!



Se voce mora em uma região caracterizada por muitos dias cinzentos nos meses de inverno, pode ser vítima do transtorno afetivo sazonal, um transtorno do humor associado a episódios de depressão e relacionado a variações de luz sazonais.
Entre os sintomas do transtorno estão exaustão crônica e sono, necessidade de dormir nove ou mais por noite, sensação de tristeza e depressão, compulsão por comer e ganho de peso, vontade de ingerir carboidratos, em especial doces. A dificuldade de concentração é outro sintoma. Em geral, os sintomas surgem nos meses de outono e inverno, à medida que os dias ficam mais escuros e curtos, e desaparecem quando chega a primavera e os dias mais longos e claros anunciam a chegada do verão, que revigora o gosto pela vida e afasta os sinais de depressão.
Como o relógio interno, os hormônios que afetam o humor, os níveis de energia e até mesmo a vontade de ingerir determinados alimentos podem sofrer desequilíbrio. Portanto, entre as maneiras de prevenir e/ou tratar o transtorno estão expor-se diariamente à luz (luz solar natural), manter-se ativo e ter uma rotina de atividade física, bem como programar férias em um lugar quente e ensolarado nos meses de inverno.
Para quem já se perguntou exatamente porque esses raios solares que nos fazem sentir tão bem são tão prejudiciais à PELE, aqui está como o envelhecimento causado pelo sol, se acumula:
Raios UVA e UVB _ são dois os tipos principais de radiação ultravioleta e ambos afetam a PELE, danificando seu DNA, provocando câncer e acelerando o surgimento de rugas, perda de elasticidade e outros sinais do tempo. Sempre que voce fica bronzeada, isso significa que danificou sua PELE.
A pele reage _ à medida que penetra na pele, a luz solar danifica o DNA. Os raios ultravioleta atacam diretamente o DNA, danificando células e ele próprio, mas penetra ainda mais profundamente, por isso são chamados agentes silenciosos das rugas, pois vão muito mais fundo do que os outros raios, causando bronzeado, rugas e câncer de PELE no longo prazo. O sistema de resposta ao estresse da pele emite um sinal de alerta e as células de defesa correm para desfazer os danos, mas os resultados nunca são perfeitos.
A pele perde elasticidade e começam a surgir manchas _ aos poucos, o colágeno se degrada e se desorganiza; a pele perde a elasticidade, tornando-se mais flácida e mais enrugada.
Manchas vermelhas _ os raios ultravioleta estimulam a criação de novos vasos sanguíneos, o que pode favorecer o surgimento de pontos vermelhos na superfície da PELE e o desenvolvimento de câncer. A pele normalmente torna-se mais fina com a idade, mas a exposição regular ao sol a torna mais espessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário