sábado, 17 de abril de 2010

Se o Sol faz tão mal assim, porque é tão Gostoso?


A luz ultravioleta do sol é inimiga mortal da pele. Sendo assim, porque gostamos tanto dele? A pergunta não é descabida: a luz ultravioleta pode entrar para o mesmo grupo do álcool, cigarro, cocaína e outras drogas que causam dependência.
Conhecer profundamente os riscos é de extrema importância.
A sensação de bem-estar que acompanha a exposição ao sol provavelmente é uma reação psicológica. Pense bem: em geral as pessoas associam tomar sol a férias, folga do trabalho ou da escola, ilhas tropicais, lua-de-mel... um estado de relaxamento. Na verdade, quando se pergunta aos dependentes de sol porque eles o procuram, muitos respondem: para relaxar.
Durante milênios, vagamos pela Terra e passamos mais tempo ao ar livre do que entre quatro paredes.
Hoje, as pessoas tem uma vida mais confinada, vivendo e trabalhando em ambientes fechados durante a maior parte do tempo. Algumas pessoas raramente vêem o sol, graças à longa jornada de trabalho _ saem de casa antes de o sol nascer e voltam quando ele já se pôs.
As pesquisas que visam entender o fator da exposição ao sol ainda estão começando a engatinhar, mas não se pode negar a sensação de bem-estar que acompanha a reação de muitas pessoas à luz do sol. Diversos estudos demonstraram que isso pode abrandar os efeitos de transtorno afetivo e da depressão. Grande parte desses efeitos sobre o humor está relacionado à luz visível que chega aos olhos.
Se voce não consegue parar de se expor ao sol, tente identificar as razões para esse hábito. Se notar que é o estresse, tente trocar a exposição ao sol por uma caminhada junto à natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário