domingo, 22 de novembro de 2009

Relaxamento para Desfazer as Tensões



Outro poderoso antídoto contra o estresse, o relaxamento permite dissolver as tensões existentes na musculatura e em diversas partes do nosso organismo.
O corpo contém a história de cada indivíduo. Emoções reprimidas ficam armazenadas nos músculos sob a forma de tensão e impedem nossa energia de circular livremente.
Se não forem liberadas, essas tensões tendem a causar danos variados.
O relaxamento pode trazer tantos ganhos que tem sido considerado um método coadjuvante no tratamento de doenças, sobretudo as de fundo emocional.
Tranquiliza a respiração, a circulação e o sistema nervoso. Acalma as emoções. Diminui a pressão arterial. Ajusta o sistema imunológico. Combate a insônia. Restaura a disposição.
A pele também é revigorada. Livre de tensões, as células podem funcionar normalmente. Inclusive as que fazem parte do sistema de defesa, essenciais para barrar agressores externos e protegê-la contra radicais livres, vilões que aceleram o envelhecimento. Relaxar é, portanto, um recurso útil para preservar a vitalidade da pele.
Em um sistema elétrico, quando um fusível fica sobrecarregado, acontece um curto-circuito. Algo parecido ocorre com as pessoas. É como se queimasse um fusível.
O primeiro passo para o relaxamento é prestar atenção à respiração. Quando estamos tensos, reduzimos a respiração ao mínimo. Para relaxar, a respiração deve ser longa, enchendo o abdômen de ar; depois, a expiração também deve ser longa e suave. Desse modo, se consegue uma sensação de grande distensão muscular, serenidade e revitalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário