quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os 60 _ e mais além

Algumas pessoas não diminuem o ritmo depois dos 60, não querem nem ouvir falar em aposentadoria precoce.
É nessa década da vida que a pele realmente parece dar uma caída. Pode ser uma década semelhante à dos 40 ou 50 anos, época em que voce certamente não aparenta ser tão jovem quanto se sente. Voce adora sair e aproveitar a vida, mas certamente não gosta de expor a flacidez de sua pele.
O envelhecimento costuma estar associado à diminuição do ritmo e, em parte alguma, isso é mais verdadeiro do que nas camadas mais profundas da pele. As fibras de colágeno e elastina são renovadas mais gradualmente, o que é um convite à flacidez.
Não se isole: Manter as redes de relacionamento social nesta fase da vida pode ser tão importante como quando voce era jovem. Embora provavelmente voce não precise mais se preocupar em não ceder às pressões dos colegas para enfiar o pé na jaca, a perda de um ente querido ou a aposentadoria podem levar ao isolamento, se voce permitir.
À medida que voce envelhece, não apenas enfrentará a mortalidade ao ver os amigos falecerem, como também terá que enfrentar lacunas em sua estrutura social.
As soluções são as mesmas da juventude _ envolver-se em atividades prazerosas que a levem a fazer novos amigos e manter uma rede de relacionamentos sociais. Nunca é tarde demais para fazer novos amigos e experimentar coisas novas que a animem e mantenham acesa a chama da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário