Com o avanço da ciência, temos informações de que as alterações celulares possuem uma relação íntima com o processo de envelhecimento. São elas que, ao se modificarem, causam gradativamente as mudanças que determinam o envelhecimento.
Para nos mantermos jovens e saudáveis, precisamos conservar nossas células ativas e com saúde.
O envelhecimento pode e deve ser atenuado pela conscientização da necessidade de diminuir os fatores de agressão às células e fortalecer as barreiras que impedem essas agressões.
O envelhecimento está associado aos seguintes aspectos:
Genética
Alimentação
Qualidade de vida
Nível de estresse
Prática de atividades físicas
Sono saudável
Características pessoais
Patologias associadas
As células que compõem nosso corpo estão em constante processo de replicação _ na verdade, as células novas ficam no lugar das velhas.
O organismo é formado por um conjunto de células que estarão sempre em processo de transformação, modificando nosso corpo também. Se nossas células-filhas forem de boa qualidade, teremos mais mudanças benéficas, o que é chamado de regeneração celular. Mas se essas células não possuírem boa qualidade, podemos ter um processo de degeneração celular. A degeneração, como o próprio nome diz, causa doenças e envelhecimento.
Todos nós possuímos determinadas características genéticas que irão definir uma resistência orgânica maior ou menor.
O indivíduo mais resistente possui maior capacidade regenerativa, suporta melhor as agressões e recupera-se com mais facilidade de um traumatismo, o que o torna menos sujeito ao envelhecimento precoce.
Já o indivíduo frágil é mais sensível às inúmeras agressões e evolui lentamente na sua recuperação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário