Quem vê uma criança brincando distraída no mundo de fantasia e de magia das brincadeiras, pode imaginar que isso é coisa sem importância e apenas uma fase na vida de qualquer ser humano.
No entanto, diversos estudos elaborados, demonstraram que as brincadeiras e as atividades de crianças quando estão brincando são de suma importância na formação de seu caráter e do adulto que elas se tornarão.
Enquanto as crianças se divertem e vivem imersas nas fantasias que elas mesmas criam em torno de seu mundo, elas aprendem noções de comportamento social e testam comportamentos que aprendem em casa ou observam nas pessoas de suas relações durante sua infância. Esse verdadeiro "laboratório" é o responsável pela formação da personalidade, do caráter e da percepção de mundo que o futuro adulto terá.
Crianças incentivadas a brincar e a expressarem livremente seus medos, anseios e imaginação, normalmente, tornam-se adultos seguros e aptos a enfrentarem os desafios da vida de forma coerente e vitoriosa.
Com as brincadeiras, as crianças acabam aprendendo a raciocinar sobre temas complexos e sobre seu próprio comportamento diante de situações variadas espontaneamente.
Muito mais do que pura diversão e momentos de alegria e satisfação, as brincadeiras de criança, proporcionam tranquilidade e exercem uma tremenda influência na forma como as crianças percebem e agem no mundo. Os experimentos sociais desenvolvidos nas brincadeiras possibilitam as crianças uma enorme liberdade de experimentação sem que sejam expostas aos rigores das avaliações e pressões sociais a que nós adultos estamos sujeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário