A palavra infecção tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para seu corpo, pode significar muco saindo pelas narinas ou unhas encravadas mais inflamadas do que um chefe irado. Os adolescentes geralmente pensam em espinhas que podem arruinar um dia um encontro ou deixá-lo com baixa auto-estima. Este é um dos exemplos que certamente se encaixa em nossa definição clássica de infecção: quando um invasor ataca nosso corpo.
Contudo, quando se trata de envelhecimento, preocupamo-nos não só com as infecções, as bactérias e os vírus que nos adoecem, mas também com as infecções crônicas.
Grande parte do processo de envelhecimento é um efeito colateral dos mecanismos de defesa criados pelo corpo _ uma infecção poderia ser o melhor exemplo de todos.
Acredite ou não, muitas das células de seu corpo não são realmente suas, mas pertencem a organismos estranhos. Só nossos intestinos contêm muito mais células estranhas.
O processo de fazer mudanças evolutivas com base em nosso ambiente mutante nos permite reagir às bactérias que tentam nos invadir, afetar ou devorar nossas entranhas.
Temos que descobrir um modo de combater esses invasores. Hoje certamente muitas infecções são combatidas com antibióticos ou evitadas com vacinas.
As infecções nos forçaram a fazer tudo que fosse preciso para desenvolver sistemas de proteção complexos. O envelhecimento pode enfraquecer nosso aperfeiçoado sistema imunológico, que se torna um dos primeiros lugares em que vemos uma mudança óbvia em nossa saúde. Às vezes, pegamos coisas que não costumávamos ter, e nossas defesas entram em colapso. Estudos científicos explicam como fazer seu sistema imunológico continuar a ser uma máquina de combate leal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário