O ponto de partida para reestruturar a auto-imagem é fazer uma avaliação justa de voce, de suas qualidades e defeitos. Logo, tudo começa com o autoconhecimento. É importante voce aprender a enxergar a si mesma como realmente é, sem distorções.
1- Observe a voz inimiga _ que vive dentro de voce e só sabe criticá-la, recriminá-la, envenená-la. Essa voz inimiga sempre manda mensagens terríveis que contribuem para arrasar sua auto-estima. Exagera seus defeitos; culpa voce por tudo que dá errado; compara voce com os outros sempre negativamente; mantém uma lista atualizada de todos os seus fracassos; chama-a de burra, feia, incompetente, egoísta e faz voce acreditar que tudo isso é verdade; supostamente lê a mente dos outros e conclui que se estão chateados, desapontados ou desligados é sempre por sua culpa.
2- Crie uma voz amiga _ para contra-atacar a voz inimiga. Tanto pode ser a sua própria voz ou a de alguém a quem voce queira bem: pai, mãe, tia, amiga. Use expressões como "Chega", "Pára", Isso não é verdade. O contra-ataque deve ter, no mínimo, a mesma intensidade da voz que voce quer reduzir ou apagar. Importante: sua voz amiga não pode julgar nem condenar. A essência da auto-estima é se compreender e se aceitar.
3- Aprenda a se aceitar _ isso significa não julgar, ou seja, voce não aprova nem desaprova. Apenas entra em contato consigo, reconhece suas necessidades como legítimas e as aceita. Para isso é necessário ter uma relação incondicional de amizade consigo mesma. SER SUA MELHOR AMIGA. Jamais usar as próprias limitações para se torturar. A base da felicidade é gostar de si mesma. Por isso pare de procurar apenas os defeitos e procure valorizar as qualidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário