Auto-estima é a capacidade de gostar de si mesma. O conceito envolve a satisfação da pessoa consigo, o que pensa a seu respeito. Uma boa auto-estima é fundamental para a saúde psicológica e relacional.
A auto-estima funciona como uma espécie de "sistema imunológico da consciência". Não protege contra eventuais sentimentos de tristeza e depressão desencadeados por uma situação crítica, assim como nossas células de defesa nem sempre conseguem impedir o ataque de um agressor.
É importante salientar, que não significa ausência de vontade de mudar, melhorar, evoluir. Pelo contrário. Quem se aceita, valoriza e se respeita gosta de se cuidar e estar bonita, não para satisfazer olhares alheios, mas a si própria. Cultiva a beleza integral, baseada na estética individual e no equilíbrio pessoal. Não a beleza comparativa, que envolve concorrência, disputa, inveja, cobiça. Cada corpo de mulher exige ser aceito nos seus próprios termos.
Quando as mudanças são feitas em nome da auto-estima, o investimento em beleza dá mais resultado. Ter respeito e amor-próprio faz com que a beleza interna se reflita exteriormente.
Lembra-se da história do patinho feio? Enquanto ele se sentiu diferente e tentou desesperadamente se enquadrar, negou sua natureza e foi rejeitado. Até que finalmente entendeu que ser diferente não significava ser feio ou bonito. Descobriu que era especial à sua maneira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário