Quantas mulheres voce conhece que vivem por aí em um estado de exaustão e estresse crônico? Ou que enfrentam um problema emocional atrás do outro _ é o casamento que vai mal, o ganho de peso descontrolado, é a situação financeira instável, são os filhos, e daí em diante _ e praticamente desaprenderam a sorrir?
Ainda que os homens certamente possam cair nessa mesma armadilha, acredito que nós, mulheres, sejamos especialmente propensas aos males do excesso de atribuições e compromissos, particularmente devido aos papéis que aceitamos desempenhar na sociedade.
Não é surpresa que muitas mulheres sentem mais os efeitos do estresse na saúde física do que dos homens. Privamo-nos do precioso tempo de sono para pagar as contas, manter todos felizes em casa e no trabalho e preparar a lista de tarefas. Isso abre caminho para o desenvolvimento de muitos hábitos ruins, como evitar exercitar-se, beber demais, perder a noção do que seja uma refeição saudável e recorre à grande quantidade de comida industrializada, que leva exatamente a tudo que não queremos que aconteça: ganho de peso e envelhecimento precoce.
Na maior parte das vezes, porém, conseguimos nos equilibrar nesse ritmo maluco. Mas voce já deve ter percebido que em situações de estresse prolongado ou diante de acontecimentos inesperados _ sua mãe adoece, seu marido perde o emprego, o carro e o aquecedor quebram no mesmo dia _ sua aparência sofre. Olheiras, manchas brancas, uma espinha ou o surgimento de novas rugas _ eis as consequências.
São sinais clássicos do envelhecimento por estresse. É o que acontece quando a sobrecarga de sua vida se manifesta em sua aparência física, podendo causar um envelhecimento muito mais rápido do que a passagem do tempo. O ciclo vicioso é o velho conhecido: o estresse afeta a beleza e, quando voce não está feliz com sua aparência, não está feliz em geral e não consegue lidar bem com ele, que volta, então, para roubar mais um pouco de sua beleza, e o ciclo continua.
Agora que voce já elaborou a lista dos afazeres e deu o pontapé inicial, chegou a hora de darmos uma olhada no funcionamento nos bastidores. Acredito que, a essa altura, existe um consenso de que o estresse, em sua maior parte, é prejudicial, e que, se prolongado, pode nos deixar doentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário