domingo, 22 de novembro de 2009

Glicosilação



A maioria de nós consegue ver os sinais óbvios do envelhecimento: partes do corpo cedendo à lei da gravidade, articulações que rangem, etc. Apesar de todas essas mudanças parecerem tão óbvias quanto dolorosas, a esta altura voce já deve saber que os sinais exteriores do envelhecimento na verdade são sintomas de mudanças que podem ocorrer em seu corpo em um nível molecular.
A Glicosilação ocorre quando as moléculas de açúcar (glicose) que flutuam no sangue se ligam a moléculas de proteína, diminuindo sua eficácia e causando inflamação. Esse processo, que se intensifica à medida que envelhecemos, acontece tão facilmente que nem mesmo exige uma enzima específica para ser levado adiante. Normalmente, é a glicose que fornece energia às nossas células, mas, quando desenvolvemos resistência à insulina, essa substância não consegue efetivamente levar toda a glicose para as células. Se a glicose não pode entrar em uma célula, permanece no sangue e se liga às proteínas no corpo.
A Glicosilação é a fonte de muitos problemas relacionados com o envelhecimento. Dependendo de onde a glicosilação ocorre, pode ter vários efeitos no corpo.
Quando a glicose se liga a uma proteína, a estrutura molecular alterada causa as seguintes mudanças:
No Sangue: normalmente, voce tem uma união muito firme entre as células em sua parede arterial, de modo que, como um casal feliz, nada pode separá-las. Mas a glicosilação enfraquece essa união entre as células e as torna mal vedadas e vulneráveis a rupturas.
No Cristalino dos Olhos: quando a glicose se liga a proteínas no cristalino dos olhos, muda suas células, que, de claras como cristal, ficam um pouco turvas. Grande parte desse turvamento leva à perda de visão que chamamos de formação de catarata.
Na Pele: com a glicosilação do colágeno, o colágeno em sua pele se torna menos elástico e mais rígido.
Como a poluição em nossa cidade metafórica que envelhece, a glicosilação _ a resultante do diabetes afeta nossos órgãos mais maravilhosos, nossas vias mais críticas e nossas características mais bela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário