sábado, 7 de novembro de 2009

Seja bem-humorada


O bom humor pode salvar a sua vida, sabia? É verdade!
Hoje a ciência estuda a influência do bom humor, da alegria e da afetividade na vida das pessoas, principalmente na saúde e na qualidade de vida. Também tem sido avaliado na prevenção de patologias e na recuperação mais rápida de doenças graves, como o câncer.
Felizmente, nos dias de hoje, não existe nenhuma dúvida de que o estresse físico ou mental esteja diretamente relacionado à saúde.
Os efeitos do humor sobre a saúde são muito evidentes, e voce não pode imaginar o quanto é sáudável uma risada verdadeira.
As pessoas compulsivas, maníacas por trabalho, agitadas, que não sabem delegar responsabilidades, não fazem questão de férias e sempre negam depressão ou emoções estão mais predispostas ao infarto.
Características dessas pessoas:
Competividade
Desejo incontrolável de subir até o topo
Hábito de fazer várias coisas ao mesmo tempo
Ausência de relaxamento
Preocupação com o estado físico e mental
Insatisfação frequente
Grau de ambição exagerado
O estresse acelera muito o envelhecimento. Pessoas que vivem em ambientes extremamente competitivos, com um grau elevado de insegurança e violência, aparentam uma idade superior à idade real. Existem vários trabalhos que mostram que a adaptação ao estresse ajuda a ter um envelhecimento mais harmonioso. SINCERAMENTE EU ACHO MUITO TRISTE FALAR EM ADAPTAÇÃO AO ESTRESSE.
Características dessas pessoas:
Amabilidade excessiva, porém, às vezes contrariada
Não reconhecimento dos conflitos
Aspiração social exagerada
Comportamento forçosamente harmonioso
Rígido controle da expressão emocional
Na verdade, não é tão fácil assim mantermos o bom humor no dia-a-dia, com tantas coisas acontecendo ao nosso redor. Eu penso que isso é um dom, um traço marcante, genético e acima de tudo uma atitude inteligente.
Avaliando o quanto o bom humor é importante em nossa vida e como pode nos beneficiar, à conclusão é de que é fundamental esse aprendizado.
É muito bom rir de si mesmo, do cotidiano, das saias-justas que já vivemos.
Há pesquisas que mostram que o riso tem importante papel na redução na fisiologia do estresse. Ele é capaz de:
Melhorar a intensidade e realçar a criatividade das pessoas
Diminuir a dor
Aumentar a imunidade
Reduzir a pressão do sangue
As pessoas que sabem se divertir e rir são geralmente mais saudáveis e capazes de sair de situações de estresse com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário