sábado, 21 de novembro de 2009

Respire com Facilidade


Como estão os seus pulmões? Suba dois lances de escadas ou caminhe seis quarteirões. Se voce conseguir fazer qualquer uma dessas coisas sem parar para descansar, seus pulmões provavelmente estão em boa forma. Se voce sentir falta de ar ou tiver que parar, é um sinal de que seus pulmões estão pelo menos um pouco danificados,
Voce não precisa ser um atendente de sexo por telefone para saber que há momentos em que a respiração ofegante parece ótima, como quando voce pratica um esporte que adora ou se diverte com alguém que ama.
É nesses momentos que apreciamos todas as sensações que acompanham um coração disparado e formigamento nas terminações nervosas. Mas, quando se trata de respiração pesada, a questão realmente é como diferenciar a sensação produzida por exercícios, sexo e o ato de evitar um assaltante e a associada a um problema de saúde crônico. Às vezes, isso não é fácil. Como a dor, a dispnéia pode ser difícil de descrever, mas certamente nós conhecemos o exemplo extremo: ausência total de respiração, ausência de vida.
Em algum lugar, entre não respirar e respirar de um modo fácil e maravilhoso, voce pode viver em um mundo de tosse, dificuldade respiratória e luta para obter o oxigênio de que precisa.
A doença pulmonar é uma das principais causas de envelhecimento, porque renovamos continuamente todas as células finas e sensíveis de nossos pulmões para poder trocar carbono por oxigênio.
Uma das queixas mais comuns na fase de envelhecimento é a dispnéia, em grande parte causada por mudanças na elasticidade do pulmão (que o faz ter que se esforçar mais para inspirar) e mudanças fisiológicas nos pulmões que dificultam a respiração. Muito disso se deve ao grande fator de envelhecimento das toxinas _ como fumo e poluição presentes no ar que respiramos.
O preparo físico determina o ponto em que uma pessoa saudável sente falta de ar. Quanto mais o corpo está acostumado com exercícios físicos regulares, mais eficientes são os músculos. Eles usam melhor o oxigênio e criam menos dióxido de carbono, e os pulmões e o coração acabam se tornando mais eficientes também. É por esse motivo que uma pessoa com bom preparo físico pode se exercitar mais sem ficar ofegante.
No final da cavidade torácica _ entre o pulmão e o abdômen _ há um grande músculo, o diafragma, que age como um motor puxando o ar para os pulmões. Além disso, o músculo facilita a respiração. Quando voce inspira, se dilatam, quando voce expira, se contraem.
Infelizmente, à medida que envelhecemos, ocorrem mudanças estruturais nos pulmões e em outros componentes do sistema respiratório: eles perdem um pouco de sua elasticidade, a parede torácica se enrijece, os músculos respiratórios se enfraquecem. O resultado é uma redução do fluxo do ar. Acrescen te a isso o fato de que problemas pulmonares como asma ou bronquite também podem aumentar ainda mais os problemas respiratórios.
Embora certamente estejamos preocupados com o modo como voce respira, também estamos com o que voce respira.
Como um dos modos pelos quais o interior de seu corpo interage com o mundo exterior, seus pulmões podem ser expostos a muitas toxinas. A poluição do ar causada por material particulado que não pode ser visto é o que agrava e leva a problemas respiratórios. Como? As partículas do ar poluído, pequenas demais para serem filtradas penetram fundo nos pulmões. Embora o sistema imunológico responda a essas partículas estranhas, elas prejudicam a função imunológica, permitindo a ocorrência de infecções e asma.
Muitas pessoas que moram perto de uma auto-estrada, onde pequenas partículas pairam no ar e aumentam os problemas pulmonares. Note também um efeito nocivo pode ocorrer quando voce, dentro de casa, se expõe a poluentes como pó de ácaro, mofo, etc.
O objetivo é: voce dar os passos necessários para manter seus pulmões limpos, a fim de que qualquer respiração pesada esteja associada à diversão, e não à desaceleração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário