Nos velhos tempos, conhecíamos um tipo de estresse: o da vida ou morte. Hoje em dia, a energia e a atenção são empurradas em mais direções. Seu chefe e seus filhos a requisitam, voce tem aparelhos que tocam em uníssono, prazos, contas, reuniões, seis encontros marcados em quatro horas, fica preso durante 20 minutos em engarrafamentos e precisa de muita paciência para lidar com tudo isso.
A maioria de nós é tão sobrecarregada de estresse que já se acostumou com isso. Mas o fato é que gostamos de nos referir ao estresse como parte da vida com a qual temos de lidar. É assim que as coisas são. Como o estresse é intangível, não pode ser ruim para nós, certo? Errado. O estresse é uma condição tão concreta, embora todos saibam que o estresse é desagradável, muitas pessoas não percebem o quanto é prejudicial à saúde _ e nos faz envelhecer.
Nós tendemos a achar que o estresse é como um par de chinelos de tamanho único. Ou nós estamos estressados ou não. Mas o fato é que o estresse vem em formas, tamanhos e intensidades diferentes. Alguns de nós certamente se preocupam mais do que outros. Mas o perigo é que o estresse _ que frequentemente aumenta à medida que envelhecemos _ causa muitos problemas à saúde. Enfraquece o sistema imunológico e altera a variabilidade da frequência cardíaca, levando a arritmias e até mesmo a problemas cardíacos fatais.
Em geral, os causadores de estresse da vida tem implicações diferentes para a saúde.
Voce trabalha, tem uma família, interage com pessoas que às vezes espirram sem tapar a boca, arrumar um armário, azulejos rachados no banheiro que olham para voce há anos, o trabalho semanal que o atormenta, divórcio, mudança de residência ou emprego, morte na família, doença súbita, falência, etc.
A vida gera um estresse constante, não importa quem voce seja ou o que faça. Achar que pode eliminar todo o estresse não só é absurdo, como também prejudicial à saúde porque, como voce logo verá, sua capacidade de reagir ao estresse pode fortalecê-lo. Essas tarefas inacabadas torturantes são muito mais destrutivas do que o nível baixo de estresse que esperamos da vida.
As estatísticas mostram que três grandes acontecimentos da vida em um período de um ano vão fazer o corpo se sentir e agir como se fosse 30 anos mais velho no ano seguinte. Isso significa que é muito importante desenvolver estratégias e sistemas de apoio para momentos de crise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário