A necessidade biológica de caminhar é parte do seu DNA. Os seres humanos literalmente evoluíram para andar. Volte atrás 2 milhões de anos, quando os povos primitivos deixavam a floresta para explorar as planícies. Ao contrário de nossos ancestrais apoiados nos nós dos dedos, arrastando-se de um lado para outro de quatro, esses primeiros exploradores precisavam de duas pernas longas e uma espinha vertical para atravessar as planícies a passos largos e olhar sobre o capim alto, a fim de achar comida e evitar o perigo. Nós evoluímos durante milhões de anos de modo a podermos caminhar e ver o que o planeta tinha a oferecer.
Essa caminhada durou uns 2 milhões de anos. Aos nos espalharmos por toda a Terra a pé. Nós caminhávamos e explorávamos. Fomos ficando mais sofisticados. Desenvolvemos culturas e sociedades. Durante milhões de anos, estivemos literalmente numa marcha para um progresso cada vez maior.
Nos últimos 50 anos um piscar de olhos na história de toda a humanidade, nos tornamos tão hábeis em desenvolver artefatos engenhosos para economizar tempo e trabalho que literalmente começamos a controlar o mundo.
Nossa máquina humana finalmente sintonizada _ produto de milhões de anos de aperfeiçoamento através da evolução está agora entrando em curto circuito à medida que nos tornamos totalmente grudados em nossas cadeiras nos últimos dez a vinte anos. Hoje, nossos corpos estão sucumbindo à obesidade, pressão alta, diabetes, câncer, depressão e uma enxurrada de doenças, e o mal-estar cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário