Certamente, perceber que uma alimentação mais saudável requer, às vezes, a mudança de alguns hábitos.
1- É melhor fazer duas refeições completas por dia do que apenas uma exagerada. Seu metabolismo trabalha melhor quando recebe um suplemento regular de nutrientes. Muitas refeições fartas ao dia ou somente uma exagerada podem levar à obesidade ou até a problemas de má digestão e úlceras estomacais.
2- "Beliscar" de vez em quando, apesar de não ser um hábito saudável, não é um grande problema. O importante é o que voce come. Doces, biscoitos, batatas fritas, chocolates e outras guloseimas contêm muitas calorias, açúcar refinado e gorduras. Se voce está acostumado a comer fora de hora, escolha um pedaço de fruta ou legumes. São bem mais saudáveis porque fornecem vitaminas, sais minerais e fibras.
3- Se voce está um pouco acima do peso ideal, tome uma providência saudável já: coma menos gordura, mais fibras e faça mais exercícios. Mas, se voce está muito acima do que se considera o peso ideal, saiba que as pessoas obesas estão mais propensas a ter problemas de saúde. Por isso precisam de acompanhamento médico para perder peso e evitar doenças do coração, diabetes...
4- Carnes vermelhas e gordas (incluindo salsichas e hambúrgueres) tem muita gordura. Não é nada bom consumi-las mais do que duas vezes por semana. Acrescente fontes alternativas de proteína à sua dieta: peixes e ovos, por exemplo. Pelo menos uma vez por semana, o ideal é riscar do seu cardápio qualquer tipo de carne, optando por pratos mais nutritivos com grãos, legumes e verduras.
5- É importante comer vegetais duas vezes por dia, pois eles proporcionam uma boa dose de vitaminas e sais minerais essenciais para a saúde. Além disso, os vegetais contêm muita fibra, que ajuda na digestão, com a vantagem adicional de terem poucas calorias.
6- Alimentos integrais devem ser ingeridos todos os dias. São excelentes para uma dieta.
7- Procure não comer frituras mais de uma vez por semana. Em vez de fritar os alimentos faça-os grelhados ou assados. Mas, se voce não consegue resistir a uma fritura, dê preferência aos óleos de oliva, milho, girassol.
8- Leite gordo e seus derivados só devem ser consumidos de vez em quando _ duas vezes por semana é o suficiente. O alto índice de gordura pode aumentar o risco de doenças do coração. Além disso, são muito calóricos, o que não é nada bom para manter a silhueta. O melhor seria optar por algum queijo desnatado, como o cottage ou a ricota, por exemplo, além de iogurte e leite desnatado.
9- A sensibilidade das pessoas à cafeína é variável; de qualquer maneira, mais do que cinco xícaras diárias de café forte podem causar efeitos colaterais bem desagradáveis, como problemas digestivos, irritabilidade, dificuldade para dormir e tremores.
10- Comer deve ser um prazer e para isso é indispensável ter harmonia e paz de espírito à mesa. Cansaço, brigas, tensões, preocupações financeiras tornam qualquer prato indigesto _ até o mais saudável, pois o estado emocional afeta as secreções gástricas indispensáveis à boa digestão. E não são apenas os aborrecimentos e contrariedades que atrapalham; uma forte emoção boa tem o mesmo efeito _ assim, se voce estiver almoçando e receber a notícia de que ganhou a sena acumulada, é melhor deixar para terminar o almoço mais tarde. Ah! uma outra recomendação : desligue o celular.
11- Coma devagar, mastigue bem, tire o máximo de prazer da sua refeição. Por causa da correria da vida, muitas vezes engolimos a comida sem mastigá-la, e, é preciso mastigar muito bem os alimentos, para favorecer a digestão e aproveitar todos os nutrientes.
12- O ritual de uma refeição tranquila recomenda, ainda, não beber enquanto se come. Mas nós, temos o hábito de fazer exatamente o contrário, precisamos desistir do refrigerante, da cerveja, do vinho, do café ou do chá; depois ao final da refeição está liberado. Uma das explicações é a seguinte: os líquidos deixam o estômago em dez minutos, levando com eles os sucos digestivos, o que atrapalha e atrasa seriamente a digestão e o organismo gastará mais energia para digerir os alimentos. Mas tudo sem exagero. É claro que, de vez em quando, tomar um vinho em um jantar especial pode ser importante para completar o prazer de uma refeição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário