Apesar do que voce pensa, o envelhecimento _ no modo tradicional como pensamos nele, com tudo parando lenta e dolorosamente de funcionar _ não é inevitável.
Muitas pessoas pensam que articulações rangentes, unhas ásperas e intestino irritável são simplesmente parte do pacote. É horrível ser velho, não? Espere. Na verdade, apenas a partir de meados do século XX os seres humanos puderam esperar viver muito além de seus anos reprodutivos _ pelo menos nos países desenvolvidos.
As coisas quebram. Carros, computadores e relacionamentos têm seus pontos de colapso. E seria equivocado sugerir que não se danificam ao sofrerem agressões graves (um rompimento de ligamento do joelho) ou desgaste (costas usadas em excesso). Embora obviamente seja importante evitar que seus sistemas biológicos sejam danificados, o verdadeiro segredo da longevidade não está relacionado com o dano que voce sofre, mas ao quão bem se recupera. Na verdade, nossos corpos não foram feitos para não se danificar. Foram feitos com grande eficiência e capacidade de reparo.
Como um carro, seu corpo vai andar muitos quilômetros a mais se voce realizar uma manutenção de rotina. O envelhecimento é basicamente um processo em que as células perdem sua capacidade de reparar danos, porque coisas das quais voce nunca ouviu falar não estão funcionando corretamente. Mas voce pode aumentar e manter seu veículo andando ainda por milhares de quilômetros.
O envelhecimento não tem a ver apenas com processos celulares, mas também _ e o mais importante _ tem a ver com o modo como voce reage, se adapta e lida com os fatores externos que o afetam _ coisas como o sol, o estresse, etc. O que isso significa? Significa que o envelhecimento tem realmente a ver com o ritmo _ especificamente, está relacionado com os fatores externos e internos que podem acelerá-lo ou desacelerá-lo. Embora o interior e o exterior tenham um papel _ e um influa no outro _ seu trabalho é tentar administrá-los para desacelerar o verdadeiro culpado do envelhecimento: o ritmo em que isso ocorre.
As pessoas fortes e cheias de vida podem ter pequenos problemas em seus sistemas _ coisas que deixam passar, mas nada de muito importante. O envelhecimento funciona um pouco assim: os pequenos problemas podem não ter um grande efeito aqui e ali, mas, quando aumentam e interagem com outros problemas, voce criou o que gostamos de chamar "música de suspense". Acontece quando problemas de saúde aparentemente pequenos se tornam grandes _ possivelmente desencadeados por várias causas diferentes.
A maioria das pessoas acha que o envelhecimento é a finalização de um processo _ que estamos destinados a usar andadores, aparelhos de surdez e óculos de lentes grossas. E, embora não estejamos dizendo que voce vai conseguir evitar todos os obstáculos (grandes e pequenos) ao longo do caminho, afirmamos que o envelhecimento não é tão assustador assim.
E o bom é que nunca é cedo ou tarde demais para começar a mudar. Voce precisa descobrir e consertar seus elos fracos _ as coisas que o tornam mais vulnerável aos efeitos do envelhecimento. O efeito cumulativo desses empurrões, embora pequenos de uma perspectiva comportamental ou até mesmo biológica, pode ser enorme na longevidade e na qualidade de vida.
A verdade sobre o envelhecimento é que voce tem a capacidade de viver mais do que esperava com uma qualidade de vida melhor e sem fragilidade. Embora contar com os talentos, as habilidades e o conhecimento dos outros possa tirá-lo de uma urgência médica, o que voce realmente quer é evitar isso. Diminuir calorias, fortalecer-se e ter sono de qualidade são três dos melhores remédios antienvelhecimento da natureza. Juntas, essas atividades _ assim como outras determinam o quão bem voce pode envelhecer.
Não importa que tipo de vida voce levou, o envelhecimento é reversível: voce pode ter uma chance, se quiser. Se tiver bons hábitos, o efeito em seu corpo será como se tivesse tido durante toda a vida.
Afinal de contas, viver mais não deveria estar relacionado a "levar mais tempo para morrer", que é o que muitas pessoas acham que significa. Deveria ter a ver com aproveitar cada momento de uma vida mais longa.
Voce deseja viver muito e bem, e se sentir vivo enquanto está vivendo. Esse é o caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário